A REGIÃO


A cidade de Aveiro situa-se na região Centro de Portugal junto ao Oceano Atlântico e à Ria de Aveiro, uma região rica em histórias e memórias que lhe conferem autenticidade, cultura e património. A paisagem do baixo Vouga lagunar é muito variada e caracterizada por uma biodiversidade detentora de uma elevada riqueza natural.

Aveiro, a cidade dos canais, é considerada uma das localidades mais encantadoras do país. A cidade é atravessada pelos canais urbanos da Ria de Aveiro por onde pode passear num barco moliceiro -  embarcação tradicional da região. Pode deliciar-se com os famosos Ovos Moles de Aveiro enquanto observa os vários exemplares de edifícios Arte Nova ou deambular a pé pela zona histórica da Beira Mar. Pode também dar um passeia de BUGA - bicicleta de utilização gratuita de Aveiro, utilizar a rede de autocarros, o comboio turístico ou outros tours organizados.

Tendo em conta a baixa amplitude térmica, é uma região agradável para visitar em qualquer época do ano.
 

A GASTRONOMIA


A diversidade da gastronomia e da doçaria tradicional, aliadas aos vinhos da Região da Bairrada, são mais um convite para conhecer a região mais inspiradora do litoral português.

A VISITAR


Junto à Sé de Aveiro, encontra o Museu de Aveiro – Santa Joana instalado no antigo Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina, que alberga um espólio religioso e artístico extraordinário. Não deixe de tirar uma fotografia junto às Estátuas das Pontes que representam figuras típicas da cidade.

Pode também dar um passeio entre as marinhas de sal, visitar o Ecomuseu Marinha da Troncalhada ou desfrutar dos passadiços de Aveiro situados entre o Cais da Ribeira da Esgueira e Rio Novo do Príncipe em Vilarinho Ria, com vistas privilegiadas para a Ria de Aveiro.   

A poucos quilómetros de Aveiro, descubra a praia da Costa Nova, famosa pelas suas casas às riscas coloridas, a praia da Barra e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto que possui praias quase selvagens.
Na cidade vizinha, em Ílhavo, pode imergir nas suas tradições ao visitar o Museu Marítimo de Ílhavo onde pode testemunhar a ligação desta região ao mar e apreciar o grande aquário de bacalhaus, visite também o Museu da Vista Alegre recentemente objeto de ampliação e requalificação. Caso viaje com crianças, sugerimos uma visita ao Museu do Brincar, em Vagos, um espaço para todas as idades.